quinta-feira, 26 de junho de 2014

Perturbação de Gilles de La Tourette

     Tique é uma vocalização ou um movimento motor súbito, rápido, recorrente, não rítmico e estereotipado. Os tiques motores ou vocais podem ser simples (envolvendo apenas alguns músculos ou sons simples) ou complexos (envolvendo múltiplos grupos de músculos implicados em acessos, ou palavras e frases). 
     Os tiques são geralmente vividos como irresistíveis mas podem ser suprimidos por um período de tempo variável. Algumas crianças (e ocasionalmente um ou outro adulto) não estão conscientes dos próprios tiques. 
     As características essenciais da Perturbação de Gilles de la Tourette são múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais. Estes tiques aparecem simultaneamente ou em diferentes períodos da doença. Os tiques ocorrem muitas vezes durante o dia, por vezes recorrentemente durante um período de mais de 1 ano. Durante esse período, nunca há um período livre de tiques superior a 3 meses consecutivos. O início é anterior aos 18 anos de idade. Os tiques não são devidos a efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por exemplo, estimulantes) ou a um estado físico geral (por exemplo, doença de Huntington ou encefalite pós-vital). 
     A localização anatômica, o número, a frequência, a complexidade e a gravidade dos tiques mudam ao longo do tempo. Os tiques motores simples e complexos podem afetar quaisquer partes do corpo, incluindo o rosto, a cabeça, o tronco e os membros superiores e inferiores. Os tiques motores simples são contrações rápidas e sem significado de um ou mais músculos, como no piscar de olhos. Os tiques motores complexos envolvem o tocar, pôr-se de cócoras, dobrar os joelhos, retroceder, rodopiar enquanto anda. Os tiques vocais incluem várias palavras ou sons, tais como chiques da língua, grunhidos, latidos, sorvidelas e tosses. A coprolalia é um complexo tique vocal que envolve o preferir obscenidades, observa-se em poucos indivíduos e não é exigida para o diagnóstico da Perturbação de La Tourette.
     Aproximadamente em metade dos indivíduos com esta perturbação, os primeiros sintomas que aparecem são episódios de um tique simples, principalmente o piscar os olhos. Com menos frequência, os tiques iniciais afectam outras partes da face ou do corpo, como caretas, sacudir a cabeça, protusão da língua, inalar, pôr-se de cócoras, dobrar os joelhos, saltitar, «aclarar a garganta», emissão de blocos de gaguez num discurso fluente ou sons e palavras. Outros casos começam com sintomas múltiplos. 


Almeida, J.N. (2002) DSM - IV - TR. Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Lisboa: Climepsi Editores

Sem comentários:

Enviar um comentário